a  

Simplesmente Ovo – Alimento de Verdade!

Por Lúcia Endriukaite

O crescimento físico e mental estão interligados e dependem de fatores como alimentação, ambiente familiar, trocas entre as pessoas que fizeram e/ou fazem parte da vida.

A alimentação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de um indivíduo. Os nutrientes estão envolvidos em todos os momentos de vida que incluem a preconcepção, pois se não houver um consumo de nutrientes equilibrado a fecundação pode não acontecer e, portanto, como num circuito, o cuidado se faz necessário todo o tempo (1).

É sabido que o ovo, rico em colina, promove o desenvolvimento do hipocampo do feto; entretanto as necessidades de colina permanecem aumentadas mesmo após o nascimento, afinal, o bebê está em franco desenvolvimento e necessita deste nutriente para seu desenvolvimento cognitivo, mas as necessidades vão mais além – a colina é fundamental para a manutenção de todo o organismo em todas as faixas etárias (2,3).

A luteína e a zeaxantina, dois carotenoides presentes na gema, tem ação antioxidante e atuam na proteção da macula; as evidências mais recentes são de que a luteína é encontrada também no cérebro e, portanto, tem uma ação no combate a radicais livres e melhoram a cognição. A presença de luteína nos primeiros 1000 dias, pode promover a saúde do cérebro ao longo da vida (4).

O ômega 3, na forma DHA (ácido docosa-hexaenóico) é um outro nutriente essencial e importante para o cérebro, especialmente na memória (5).

Triptofano, tirosina, ácido glutâmico são aminoácidos relacionados a síntese de neurotransmissores que atuam na regulação do bem-estar, do sono e do impulso.

Estudo realizado com praticantes de exercício físico demonstrou que o consumo do ovo inteiro é mais eficiente para síntese de massa muscular, porque mantém os níveis de leucina séricos elevados até quatro horas pós exercício (5).

Os estudos têm demonstrado cada vez mais que a sinergia entre os nutrientes é fundamental para o melhor funcionamento e equilíbrio do organismo. Na prática, tudo está relacionado! O ovo é uma fonte de proteína, cerca de seis gramas por unidade, quantidade adicional necessária para a gestante. Contém ômega 3, especificamente, DHA (29 mg); A luteína e zeaxantina (250 mcg) estão bio disponíveis porque estão envoltos em gordura. A vitamina D, outro nutriente importante, além de favorecer a absorção de cálcio, também presente no ovo, melhora os aspectos mentais, a depressão por exemplo (7).

Enfim, todo o conjunto de nutrientes além dos citados acima estão muito bem embalados em um composto de carbonato de cálcio que também é biodisponivel e se chama ovo, um alimento saboroso, prático, versátil e é considerado um alimento de verdade.

Referências: 1- Vitolo, MR. Nutrição – da Gestação ao Envelhecimento. Editora Rubio, 2014 2- Zeisel SH. The fetal origins of memory: the role of dietary choline in optimal brain development. Pediatr. 2006; 149(5 Suppl): S131-6 3- Zeisel SH, da Costa K. Choline: na essential nutriente for public health. Nutrition Reviews, 2009; 67(11):615-623 4-Stringham, JM, Johnson EJ, Hammond, BR. Lutein across the lifespan: From childhood Cognitive Performance to the Aging Eye and Brain. 5- Vliet, SV, Beals, JW, Martinez, IG; Skinner, S; Burd, N. Achieving Optimal Post-Exercise Muscle Protein Remodeling in Physically Active Adults through Whole Food Consumption Nutrients 2018, 10, 224; doi:10.3390/nu10020224 6- US Departament of Agriculture, Agricultural Research Service. 2016. Nutrient Data Laboratory. USDA National Nutrient Database for Standar Reference, Release 28 (Slightly revised). Version Currente: May,2016. Acesso em05/02/2020.

Sobre o Instituto Ovos Brasil O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.