ovo
Porque comer ovo faz bem!

Venha fazer parte dss atividades e projetos desenvolvidos pelo site dia do ovo

 
  DIA DO OVO

O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro. Em 2021 será comemorado no dia 08 de outubro

 
Ovo - eventos

Eventos que promovem maior conhecimento sobre o ovo

veja mais
Ovo no mundo

Atividades sobre ovo ao redor do mundo

Veja mais
ovo - artigos

Apresentação publica dos resultados de uma pesquisa

veja mais
Cadeia produtiva

Os vários setores que compõe a produção de ovos

veja mais
Cadastre ou consulte currículos de profissionais da área
Sustentabilidade
Simplesmente Ovo – Alimento de Verdade!

O crescimento físico e mental estão interligados e dependem de fatores como alimentação, ambiente familiar, trocas entre as pessoas que fizeram e/ou fazem parte da vida.

A alimentação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento ecrescimento de um indivíduo. Os nutrientes estão envolvidos em todos os momentos de vida que incluem a preconcepção, pois se não houver um consumo de nutrientes equilibrado a fecundação pode não acontecer e, portanto, como num circuito, o cuidado se faz necessário todo o tempo (1).

É sabido que o ovo, rico em colina, promove o desenvolvimento do hipocampo do feto; entretanto as necessidades de colina permanecem aumentadas mesmo após o nascimento, afinal, o bebê está em franco desenvolvimento e necessita deste nutriente para seu desenvolvimento cognitivo, mas as necessidades vão mais além – a colina é fundamental para a manutenção de todo o organismo em todas as faixas etárias (2,3).

A luteína e a zeaxantina, dois carotenoides presentes na gema, tem ação antioxidante e atuam na proteção da macula; as evidências mais recentes são de que a luteína é encontrada também no cérebro e, portanto, tem uma ação no combate a radicais livres e melhoram a cognição. A presença de luteína nos primeiros 1000 dias, pode promover a saúde do cérebro ao longo da vida (4)

O ômega 3, na forma DHA (ácido docosa-hexaenóico) é um outro nutriente essencial e importante para o cérebro, especialmente na memória (5). Triptofano, tirosina, ácido glutâmico são aminoácidos relacionados a síntese de neurotransmissores que atuam na regulação do bem-estar, do sono e do impulso. ...

Lúcia Endriukaite - Instituto Ovos Brasil